Oferecemos uma ampla gama de serviços, de laudos técnicos e programas a treinamentos. Trabalhamos para ajudar nossos clientes a cumprirem as normas e definições impostas pelos órgãos reguladores no tocante de saúde e segurança do trabalho. E assim, colaborar com a adequação dos nossos clientes às legislações trabalhistas vigentes, bem como com as previdenciárias e ambientais. Nós estamos comprometidos em satisfazer nossos clientes e garantir que eles tenham a melhor experiência possível.
A nova redação da NR-01 estabelece que as organizações devem elaborar e implementar o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO, ele se constitui como uma abordagem abrangente elaborada com a finalidade de fornecer direcionamento tanto às empresas quanto aos colaboradores na identificação, administração e supervisão de potenciais riscos dentro do ambiente laboral. Ele se apresenta como uma diretriz normativa, composta por um conjunto de regulamentos fundamentais. Entre os principais componentes do GRO, destacam-se: avaliação de risco, levantamento de perigos, identificação de perigos, medidas de prevenção, preparação para emergências, PGR, plano de ação, inventário de risco, critérios da NR-17 e outros programas.
Dentro do GRO, temos o Programa de Gerenciamento de Risco – PGR que assume a forma de um documento meticulosamente elaborado, com o propósito fundamental de exercer controle sobre os riscos existentes e prevenir a ocorrência de acidentes por meio de ações e procedimentos essenciais. Como alicerces fundamentais para a sua composição, são englobados dois elementos essenciais:
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO consiste em um conjunto de diretrizes e procedimentos médicos voltados para a preservação da saúde dos trabalhadores, especialmente no que diz respeito aos potenciais riscos e impactos à saúde associados às atividades laborais.
O PCMSO tem como principal objetivo promover a detecção precoce de problemas de saúde relacionados ao trabalho, bem como a prevenção de doenças ocupacionais. Ele é regulamentado no Brasil pela NR-7, que estabelece a obrigatoriedade da implementação desse programa por parte das empresas.
De acordo com a nova NR-7, em seu item 7.4.6, o PCMSO deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos: admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de riscos ocupacionais, e demissional.
O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT é um documento técnico que tem o propósito de avaliar e registrar as condições ambientais de trabalho em relação aos agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente laboral. Esse laudo é um dos elementos essenciais para a elaboração do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que é um documento voltado para a comprovação da exposição a agentes nocivos à saúde ou à integridade física dos trabalhadores, de acordo com a legislação brasileira.
O LTCAT é uma obrigação prevista pela Previdência Social no Brasil e é regulamentado pela legislação trabalhista, tendo como objetivo a identificação e quantificação os riscos presentes no ambiente de trabalho, especialmente aqueles que podem causar doenças ocupacionais ou acelerar o envelhecimento profissional.
O LTCAT é uma peça fundamental para a comprovação das condições especiais de trabalho perante a Previdência Social, especialmente para a concessão de aposentadorias especiais, que levam em consideração a exposição a agentes prejudiciais à saúde durante o período de trabalho. Portanto, ele desempenha um papel crucial na proteção dos direitos dos trabalhadores e na garantia de ambientes laborais mais seguros e saudáveis.
O eSocial é um projeto do governo federal que tem como objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um Ambiente Nacional Virtual. Os eventos de SST do eSocial S-2210 (Comunicação de Acidente de Trabalho), S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador) e S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos) são responsáveis por coletar todas as informações referentes à saúde e segurança do trabalho de cada funcionário, para que a empresa possa enviar essas informações conjuntas ao INSS através do eSocial.
Os treinamentos são capacitações exigidas pelas Normas Regulamentadoras que variam conforme o segmento da empresa e das atividades laborais dos colaboradores. Eles servem para preparar os colaboradores a reconhecerem, avaliarem e controlarem os riscos presentes no ambiente de trabalho que atuam, evitando quaisquer acidentes que possam ocorrer nas dependências da empresa. Nossos principais treinamentos são:
Além dos serviços mencionados acima, também trabalhamos com outros serviços na área de saúde e segurança do trabalho, como:
Caso tenha alguma dúvida com relação aos nossos serviços, entre em contato, que poderemos ver a melhor solução para a sua empresa.
Envie sua solicitação e, em breve, entraremos em contato
com nosso melhor orçamento.